PERGUNTAS DOS INTERNAUTAS



As perguntas são reais, mas os nomes nem sempre são os verdadeiros. 
Qualquer semelhança é mera semelhança.




PERGUNTA - É preciso tirar a roupa para uma endoscopia?

Ola, 
Assisti ao seu video no Youtube a achei muito instrutivo. Porem, tenho uma duvida. Eh preciso retirar a roupa para fazer algum tipo de Endoscopia?? 

Caso sim, que tipo de Endoscopia seria essa?

Para ser feito a Colonoscopia, eh preciso que o reto seja limpo antes? Eh possivel ser realizada uma Colonoscopia sem que a limpeza do colon tenha sido feita e sem o conhecimento e consentimento do paciente?

Serei muito grata se puder responder a essas perguntas.
Obrigada, 

Alice do país das Andorinhas

RESPOSTA - A conduta médica exige seriedade para a sua execução. Tirar a roupa pode ser possível, mas nem sempre é obrigatório. Exemplo: Exame oftalmológico.

Alice,

Para qualquer procedimento médico o ideal é que o paciente exponha a parte do corpo para ser examinado. Eu já me submeti a endoscopia e precisei trocar a roupa para usar uma que fiquei quase nu.

A colonoscopia exige que o intestino esteja limpo. Se fosse possível, todo ele.

Em um hospital de urgência e emergência o exame pode ser realizado sem o consentimento do paciente.

Obrigado,

PERGUNTA - Fui usuário de cocaina, posso morrer na anestesia?


Ola Doutor,tudo bem?
Localizei o Senhor atravez do seu canal no youtube que por sinalpresta um ótimo serviço a população(leiga)sobre o assunto (anestesia).

Sofri um truma de moto ( plexo braquial direito parcial ) no dia 06/09/2012 - serei submetido a cirurgia com anestesia geral no dia 08/01/2013,a questão é delicada e vem ai: Infelismente venho lutando contra o uso de cocaina,mas ja estou quase parando( ou na verdade eu ja parei em nome de deus ) fazia uso ocasional no periodo de 1 mes ,45 dias e 20 dias..

Acontece que no dia que foi marcado a cirurgia aonde serei submetido a anestesia geral fará 25 dias de meu último uso...
Gostaria de ser orientado se posso tomar esta anestesia?fiz exames de sangue,ecocardiograma,raio x do tórax e deu tudo ok,será que tenho motivos para preocupações? ou aguento firme, se poder me aconselhar ou simplesmente opinar desde ja agradeço ...


RESPOSTA - A conduta é individualizada. Não existe uma resposta padrão. No seu caso as chances são pequenas.

Armando,

Se seus exames estão todos ok (normais), então está tudo ok. O que você pode fazer para não ter complicações é permanecer sem usar a tal cocaina (não usar nem na véspera). 

Assim a probabilidade de ocorrer um evento catastrófico é de 0,5% caso você não tenha mais nenhuma outro doença ou vício.

PERGUNTA - Dor na cabeça após a raquianestesia é erro médico?

Caro Dr. Fabiano, minha filha com de idade de 16 anos, submeteu-se a uma mamoplastia no dia 04 de julho do ano em curso, e foi usada a raquianestesia. No dia posterior começou dores muito forte na cabeça e vomitos, foi internada para hidratação recomendada pela cirurgiã plastica, onde a mesma falou que poderia ser da medicação afetou o estomago.
No hospital fez varios exames para pesquisa de varias doenças, inclusive aneurisma cerebral e por recomendação do neuro solicitou urgente a visita do anestesita e da cirurgiã plastica.

o anestisista conclui que seria da anestesia, e nos orientou dois tipos de tratamento: 

1º Tomar medicação CEFALIV, mesilato de di-hidroergotamina 1mg, dipirona sódica 350mg e cafeína 100mg

1º dia 08/07 - 5 comprimidos ( Iniciar 2 comprimidos e os outros de 1 em 1 hora)
2º dia 09/07 - 5 comprimidos ( iniciar 2 comprimidos e depois 1 de 6/6 horas)
3º dia 10/07 - 3 comprimidos ( Tomar 1 comprimido de 8/8 horas)
4º dia 11/07 - 2 comprimidos ( Tomar 1 comprimido de 12/12 horas)
5º dia 12/07 - 1 comprimido de 12/12 horas

* Apos o uso dessas medicações a prressao dela sobe.

2º Seria fazer um "blood patch"  uma nova raqui, na qual ao invés de anestesico, o sangue que é tirado no mesmo momento do procedimento é aplicado na coluna, o medico explicou mais ou menos isso.

Duvidas em perguntas:

- Apos a medicaçao a pressao dela subiu é normal?
- O procedimento e a medicação estao corretos?
- Há risco em fazer uma nova punção e pode trazer outras complicaçoes?
- Foi erro?

Desde já agradeço.
Estou desesperada.

RESPOSTA - Dor na cabeça após anestesia na coluna é uma intercorrência e não um erro médico.

Maria,

- CEFALIV sabidamente tem o potencial para subir a pressão, mas não em todas as pessoas porque sairia do mercado.
- Estão corretas a consulta com o anestesista, o que ele passou e o blood patch. O resto foi desconhecimento total da anestesia dos demais inclusive o aneurisma.
- Nova punção poderá aliviar a dor de imediato, mas tem poucos riscos. O mais comum é febre que desaparece com 12 horas e uma dor na perna, raríssimo, simulando hérnia de disco. A dor na cabeça desaparecerá imediatamente.
- Não houve erro, mas sim intercorrência.

Procure outro anestesista da cidade e faça uma consulta como esta. Depois volte ao antestesista que fez o procedimento e proceda o blod patch. Não se preocupe que sua filha não morrerá disso.



PERGUNTA - Anestesia na coluna deixa paraplegia?

ola dr, boa noite acompanhei uns de seus videos no youtube e anotei seu email para assim fc mais facil em tirar duvidas,estou com uma hernia inguinal e terei que passar por cirurgia em breve,mas o meu maior medo é a haqui pois ouvimos coisas boas ,que é tranquilo mas ha coisas que nos amendronta,escuto dizer que pode ocorrer o risco de na hora da injeçao o anestesista errar o local ou pegar algum nervo levando isso ate a deixar a pessoa paraplergica,tenho esse medo terrivel desse caso,e gostaria de saber de ti dr. tem esse risco de fc paralitico,existe essa possibilidade ja que a injeçao é dada na medula?td que puder me esclaresser ficarei tranquilo,desde ja obrigado dr e Deus te abençoe sempre por ajudar as pessoas e te ilumine sepre em sua profissao..abraços

RESPOSTA - Pode ocorrer.

Davi,

Existem duas anestesia na coluna para procedimentos cirúrgicos: raquianestesia e anestesia peridural. A anestesia raquianestesia é realizada em local onde não há medula nervosa e por isso você não deveria se preocupar com paraplegia ou coisas deste tipo. Isto você deixe para a anestesia peridural quando é realizada no tórax ou no pescoço. A agulha pode sim tocar em um nervo e inclusive eu já tive um paciente assim, mas não há relatos de paraplegia depois disso em nenhum país.

Espero ter ajudado e fica com Deus. 

//////////


PERGUNTA - Anestesia pode dar dor no pescoço?

Passei por uma cirurgia para retirada de calculo renal,tomei anestesia que me imobilizou do busto para baixo,sentia meus braços e podia mover a cabeça e durante a cirurgia me lembro de conversas e ver o medico,não senti dor durante a cirurgia e como disse não adormeci totalmente,sai do centro cirurgico e após uma hora tive dor de cabeça,nesse momento somente na cabeça,relatei ao medico quando foi me ver ele disse q era da anestesia e que passaria após 3 dias.Ainda no hospital ele mandou a enfermeira me dar junto ao soro medicação para dor,como também algo para ajudar a relaxar e dormir.Recebi alta na manhã seguinte a aí já não tive mais paz pois a dor é no centro da cabeça e irradia para pescoço e ombros,voltei ao hospital e lá novamente recebi soro,com dipirona + dramim e mais alguma outra coisa,porém já se passaram  5 dias e a unica receita que tenho para isso é tomar toragesic em caso extremo.Queria saber se é normal e se demora a passar pois o que mais me deixa mal além da dor na cabeça é sentir o pescoço como que travado e os ombros doendo muito e passados,doe mover a cabeça, além de sentir dor na região lombar da coluna.Me ajudaria muito se respondesse.Obrigada pelo video que já esclareceu o que eu mesma não sabia!

RESPOSTA - A posição na mesa de cirurgia pode deixar o paciente com dor no pescoço.

Cristina.
Só com as informações que você me enviou fica difícil avaliar seu caso.
Procure o anestesista que fez o procedimento ou um neurologista que trate de dor, pois, seu problema no pescoço parece ser muscular e não da anestesia.


PERGUNTA - Anestesia geral é segura?

Assisti seu video no youtube e peguei seu contato.

Ocorre que estava com cirurgia marcada para prótese de mama com anestesia geral e incisão via axilar submuscular. Estava com muito medo da anestesia e meus pais mais ainda, o que me fez desistir da cirurgia.

Tenho 26 anos, sou saudável, meus exames pré-operatórios estão todos ok, minha alimentação é ótima, pratico exercícios físicos pelo menos 4 vezes na semana.
Tenho dermatite de contato, rinite moderada, alergia à ácaros, pó, alguns insetos, formaldeído e tolueno, níquel e alguns corantes. Tenho enxaqueca desde a infância, daquelas que atacam o fígado, tinha muita ânsia nos episódios de enxaqueca principalmente quando ingeria alimentos gordurosos, frituras e chocolates. Porém com mudanças em meus hábitos alimentares melhorei muito, tenho dores somente no período menstrual e quando exposta a àcaros, etc. Tomo anticoncepcional YAS. Nunca fiz nenhuma cirurgia a não ser para retirada de 4 dentes do siso.
O medo dos meus pais era quanto à toxicidade da anestesia geral, já que para eles minhas enxaquecas refletiam que meu fígado "não aguenta" certas substâncias. Isso realmente pode ser verdadeiro?

Há motivos para temer a anestesia geral?

Outra possibilidade, dái com outro cirurgião, seria com anestesia local + sedação e incisão da prótese subglandular.

Gostaria de sua opinião: 
- O que é mais seguro, a anestesia geral ou a local + sedação?
- Em qual das duas existe mais probabilidade de ter alergias? ou qualquer outra complicação?

RESPOSTA - A anestesia geral é a mais segura de todas.

Roberta,

Eu desconheço esta relação da enxaqueca com o fígado. Isto é novo para mim. Ocoore que muitas pessoas apresentam vômito. É isso? Se sim, este efeito não se deve ao fígado, mas a patologia cerebral da enxaqueca.Também sou enxaquecoso e nunca tive problema no fígado. Estranho? No meio médico não veja os colegas relacionarem o quadro clínico ao fígado. Estranho!

O mais seguro sempre será a anestesia geral em qualquer situação. A probabilidade de alergia é maior onde se faz mais medicações, ou seja, na anestesia geral, entretanto hoje dispomos de testes de alergia que devem ser executados em dermatologista antes de procedimentos em pessoas como você. Com os testes o mais seguro ainda é a anestesia geral.

A complicação da cirurgia de mama não está na anestesia, mas na cirurgia. A POSIÇÃO SENTADA exigida pelo cirurgião pode levar a parada cardíaca súbita sob qualquer anestesia. A posição sentada leva a dificuldade de retorno do sangue das parte inferiores ao coração. Não seria uma complicação anestésica, mas se deve a exigência do cirurgião para a posição que ele deseja operar as pacientes. A anestesia mais segura é a anestesia geral. Você está com medo da coisa errada. Reveja com seus médicos, posição da cirurgia, testes de alergia, converse com anestesista antes e no final tome a decisão.

Já participei de dezenas e nunca tive nenhum caso sequer de alteração cardíaca e em mulheres sedentárias. As mais diversas anestesia eu usei inclusive na coluna. Se isso ajudar.


PERGUNTA - Existe importância em saber a segurança do local onde serei operada ou farei exame?

Parabens pelo seu video, me ajudou bastante, 
Moro em MG e aqui é muito ruim essa questão de hospitais e clinicas para realizar a endoscopia.
Perguntei a uma recepcionista se , em caso de urgencia ou emergencia ele teriam como ajudar um paciente, e ela ficou aborrecida. Não senti segurança, por isso resolvi marcar em outro lugar. Sou obesa e hipertensa,tenho refluxo gastrico e hérnia hiatal grau IV.Se eu deitar sem travesseiro o liquido volta e fico sufocada,tudo isso ajuda muito a ter medo, alem da hipertensão arterial,e muitos medicos não observam pequenos detalhes que podem causar uma tragedia.
Muito obrigada

RESPOSTA - O local mais seguro atende a resolução 1802/2006 do Conselho federal de Medicina.

Thereza,

Estou ao seu dispor. Quando quiser é só perguntar. Você fez o correto e sua vida está em primeiro lugar. 

Deixe-me contar uma pequena história: Estava numa Clínica, aqui em Maceió, e com um paciente com suas características, só que já infartado previamente ao exame. Decidi que ali não era o melhor lugar para ele e suspendi o procedimento devolvendo o dinheiro do exame a família. "O Colega ficou muito aborrecido comigo" e não deixou o doente ir embora chamando outro anestesista. Eu fiquei no local para ver até onde isso ia, mas minha presença ali inibiu o outro anestesista que tomaria meu lugar que acabou suspendendo também. Ele notou que minha presença atrapalhou.

Resultado: O paciente fez num hospital com mais segurança e nada teve, o endoscopista nunca mais me chamou para nada e eu fiquei em paz. Graças a Deus nunca mais ele me chamou, pois, com picaretas não trabalho.

Você fez o que era certo e que deveria ter sido feito por algum médico a fazer isso em seu lugar.

Parabéns.



PERGUNTA - Receber transfusão de sangue é um erro?

 Boa noite, gostaria de parabeniza-lo pelo video a respeito de transfusões de sangue. Caso seja possivel, apreciari que o senhor como medico me respondesse a uma questão simples e complexa. As testemunhas de Jeová dividem o sangue em 4 compostos: plaquetas, plasma globulos vermelhos e globlos brancos, sendo que não aceitam a nenhum destes numa transfusão, porém dizem ser questão de consciencia ( do corpo governante, claro) as frações de qualquer um desses componentes tal como a imunoglobulina. A questão é: é possivel que essa fração (imunoglobulina) e outras sejam obtidad sem ser a apartir do sangue humano? Estas frações quando usadas hoje em dia nas transfusões tem outra origem a não ser do sangue? 
Ficaria muito grato com sua resposta, e só postei essa pergunta porque o senhor disse em seu video que poderia faze-lo. Mesmo que não disponha de tempo pra responder por obséquio diga que não pderá responder.

RESPOSTA - Transfusão de sangue não é considerado erro médico.

José,

Glóbulos vermelhos:
Há estudos genéticos em andamento com bactérias. Como eles se processam?  Induz-se uma modificação nos genes de "determinadas" bactérias e elas começam a produzir hemácias (transportadores artificiais de oxigênio) ou estas hemácias também podem se extraídas dos bois.

Glóbulos brancos, plaquetas
Ainda não conseguimos produzir artificialmente. "Ainda", mas a terapia com o uso de células tronco poderá fazer isso e acredito que em breve estaremos produzindo estas também em larga escala. O problemas das células tronco é que nem sempre elas podem ser retirados da placenta que é um órgão que se joga no lixo e que a placenta só serve para seu dono ou daquele que nasceu daquela placenta. Sou contra a retirada de células tronco de embriões até que achem uma maneira de mantê-los vivos e bem após a retirada destas células. Quero garantias de segurança da ciência para aceitar por completo isso.

Plasma
Há substância que se assemelham ao plasma, mas ficam longe de exercer a mesma função. Soro fisiológico, ringer lactato, gelatinas, hidroxietilamido, soro glicosado. Os estudos mais recentes na área vê sugerindo que para pessoas em extremo risco de vida estas substâncias utilizadas em demasia TÊM AUMENTADO A MORTALIDADE A LONGO PRAZO. É como se salvasse na hora e matasse depois.  Quando houver indicação de usar plasma só o plasma mesmo exerce sua função que é a de parar sangramentos em distúrbios de coagulação. Nenhuma das substâncias citadas acima faz parar o sangramento nesta situação, muito pelo contrário, aumenta-o.

Pergunta: Cardiopata pode receber anestesia para endoscopia?

 Minha mae é impertença a cardiologista  dela nao deixou ela arrancar um dente mais o gastro dela quer q ela faça uma endoscopia e nos deixou assustado pois eu falou q so faria com apresença de um anestegista o q eu faço. obrigada 

Resposta: Pode desde que se tenha mais cuidado.

Andréa,


A primeira coisa que você tem de fazer é se afastar deste cardiologista e fazer outra avaliação. Se sua mãe não pode sentar na cadeira do dentista que dirá numa endoscopia. Vai morrer na opinião dele e assim está simplista demais. Um segundo cardiologista pode avaliar a sua mãe e inclusive pedir exames também. 

Se na opinião do segundo cardiologista a sua mãe for realmente grave ai o exame deve ser repensado junto com o endoscopista. Caso seja extremamente necessário faça num hospital que tenha UTI e nunca numa clínica.

Depois desta "segunda opinião" você deve procurar saber qual será o anestesista da sua mãe e fazer uma consulta com ele antes da encoscopia.

A seguir proceda com a endoscopia.

32 comentários:

  1. Gostaria de um esclarecimento, no ato da cirurgia o anestesista na hora de aplicar a anestesia errar e atingir um nervo, podemos considerar erro médico?

    ResponderExcluir
  2. Pode se dizer que sim, mas hj utilizamos a ultrassonografia e o estimulador de nervo periférico par evitar isso.

    ResponderExcluir
  3. oi Dr.tudo bem?
    Parabéns pelo trabalho e a paciência em querer exclarecer nossas duvidas.
    Eu tenho hérnias bilaterais(higuinal) e uma bem pequena umbilical.Eu gostaria de operar por via corte ,mas o médico me sugeriu fazer por video,Porém nunca operei na e ao verificar na internet eu achei que a anestesia raqui é menos agressiva ao organismo ,sendo a sedação mais tranquila.Porém a cirurgia geral a anestesia é mais agressiva,pois são 3 etapas de sedação ,onde o paciente fica em "coma"induzido sendo mais prejudical a saude e maior risco de complicações.
    Eu gostaria de saber no meu caso de hérnia a anestesia raqui seria a mais indicada e mais segura do que a geral?
    Outra pergunta: na anestesia geral pode ocorrer do cliente acordar no meio da cirurgia ou até mesmo ter complicações graves e morrer?ou hoje em dia não há hipotese?
    Gostaria muito de obter essas respostas

    ResponderExcluir
  4. Luiz, assim não dá para avaliar sua cirurgia e anestesia.
    A cirurgia por via requer anestesia geral. A cirurgia aberta pode ser feita com raquianestesia.
    Hoje existe um aparelho que usamos chamado BIS que mede a profundidade anestésica. É quase impossível acordar no meio.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Dr.Tudo bem?
    Durante uma cirurgia convencional de retirada da vesícula senti uma forte dor no peito,
    a anestesia utilizada foi a raquianestesia e após ainda sinto o peito doer.O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  6. Oi Dr! Tudo bem?
    Durante uma cirurgia para retirada da vesícula, senti uma forte dor no peito a anestesia utilizada foi a raquianestesia, e após ainda sinto só que é menos intensa.O
    que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as informações são mínimas e precisaria examinar você. Como a cirurgia já passou e você está bem, pode procurar um cardiologista de sua confiança.

      Excluir
  7. Olá Dr. sou Elieuda
    Fui submetida a uma cirurgia p retirar cisto do ovario há 5 dias. E estou com uma mancha vermelha e dormente no fim da espinha um pouco do esquerdo e doi quando deito. O q será. ?

    ResponderExcluir
  8. Olá. Eu nunca vi caso igual. Como faz pouco tempo deve tentar localizar seu anestesista e mostrar-lhe este sinal físico.

    ResponderExcluir
  9. Fiz uma cirurgia de vesícula a 12 dias convencional. É após a anestesia Raquio tenho dores de cabeça todos os dias. Eu já tinha dor. Mas elas só aumentaram. O que posso fazer? Estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única coisa que pode fazer é recorrer ao seus médicos cirurgião e anestesista.

      Excluir
  10. Olá, vou fazer uma pequena cirurgia no meu joelho, e vai ser necessário usar anestesia local , a anestesia corta o efeito do anticoncepcional

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, em fevereiro de 2015 fiz uma cesariana e a anestesia atingiu uma hernia de disco que tenho na coluna, fiquei com paralisia na perna direita,
    Os movimentos voltaram mas a partir daí
    Tenho dores crônicas na coluna falta de sensibilidade no pé direito, não consigo fazer caminhadas e tenho que fazer físioterapia frequentemente.
    Posso condiderar um erro médico?

    ResponderExcluir
  12. Olá, vou fazer uma cirurgia de varizes mês que vem. Como é apenas uma veia defeituosa, conversei com o médico e ele disse que faz a cirurgia com anestesia local e sedação, mas preferia fazer com a raqui. Analisando riscos de anestesia, a raqui é mais perigosa que a local? Ele falou que posso fazer a raqui sem sedação também (não gosto de sedação).

    ResponderExcluir
  13. Se você não tomar heparina nem for portadora de doença que impede seu sangue de coagular pode fazer a raquianestesia sem sedação.

    ResponderExcluir
  14. Ola, um familiar adquiriu hérnia de disco resultante da anestesia raqui. Foi fazer a cirurgia para eliminar um risco de saúde e saiu com um problema menos grave porém que impacta muito mais a qualidade de vida. Isso seria considerado erro médico? Existe tratamento específico para este tipo de problema resultante da anestesia? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi erro médico eu não posso responder, mas este caso precisa ser publicado em revista internacional. Nunca se viu nada igual.

      Excluir
  15. Boa tarde Doutor,eu uso cocaina uma vez por semana vou fazer cirurgia dia 06/10 (histerectomia total e de endometriose) estou a 10 dias sem usar,quais são os riscos que eu corro ao tomar anestesia?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Doutor,meus exames estão todos ok,eu não entendi s resposta.
    (E

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Doença de base são todas as doenças que o paciente possui além da cirúrgica. Se um apessoa vai operar o pé sendo portador de hipertensão arterial, então sua doeça de base é a hipertensão arterial além daquela doença do pé.

      Excluir
  18. Ola Doutor, gostaria de saber como é feita a tal da Blood Patch. Ela é feita com o paciente anestesiado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acordado. Não trás qualquer problema de intoxicação ou alergia nem causa dor intensa.

      Excluir
  19. Quantos dias tem que ficar sem usar cocaina pra fazer uma cirurgia?
    E quais os riscos corre o usuário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O máximo que puder. Risco principal é morrer. A possibilidade de morrer é maior para quem utilizou muito próximo do procedimento anestésico.

      Excluir
  20. Olá Doutor,tudo bem com o senhor eu gostaria que o senhor me desse uma informação,quantos dias tem que ficar sem usar cocaina pra fazer uma cirurgia? A minha irmã é dependente química e não estamos conseguindo fazer com que ela fique muito tempo sem usar

    ResponderExcluir
  21. Ela vai operar dia 19 e ontem ela usou estamos com muito medo que aconteça algo de errado com ela na mesa de cirurgia e quem sabe ela vendo a resposta do senhor ela passe a ter consciência.
    Muito obrigada Doutor

    ResponderExcluir