terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vômito Pós-operatório

Myklejord DJ, Yao L, Liang H, Glurich I. Consensus guideline adoption for managing postoperative nausea and vomiting. WMJ. 2012;111(5):207-13.



RESUMO PARA LEIGOS

A náusea e o vômito pós-operatório são problemas que podem retardar a alta do hospital além de levar a insatisfação por parte do paciente devido a: desidratação, exaustão, hipoglicemia, etc. 
A figura acima mostra dois grupos e os dados numéricos demonstram terem a mesma característica, portanto podem ser comparados. Os resultados referem-se ao uso de medicações para evitar o vômito antes que ele apareça e até mesmo antes de iniciar a anestesia. 
A frequencia cai de 8,63% para 3,01% com o uso das medicações.

COMENTÁRIO AOS ANESTESISTAS

O artigo acima referenciado demonstra através de dados que o uso de medicações para profilaxia do vômito pode sim valer a pena, mas precisamos mudar nossa conduta perante o paciente e começar a identificar fatores de risco individualizadamente. O fator de risco ainda marcante é o "estado do não fumante". 
Os pacientes com mais de 2 fatores de risco continuam sendo um problema, mas que, mesmo nestes, vale a pena fazer a profilaxia desta intercorrência. Três fatores de risco requerem três fármacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário