EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS

Os exames pré-operatórios ajudam, mas nem sempre são obrigatórios. 


O momento pré-operatório é o tempo decorrido entre o diagnóstico da patologia cirúrgica e a realização da cirurgia. Ele deve ser utilizado entre outras coisas para que o anestesiologista conheça previamente o estado do paciente que será anestesiado por ele ou por algum colega do hospital em que o paciente será operado. Caso seja necessário o anestesiologista poderá pedir exames ausentes ou parecer de outros profissionais como o cardiologista para o risco cirúrgico cardiovascular.

"O paciente deve estar no seu melhor estado físico e mental". Esta foi uma frase que ouvi onde estudei anestesiologia e também já li nos livros texto sobre o assunto. Para conhecer melhor o paciente são necessárias duas coisas: primeira, alguns exames para avaliar o estado físico; e segunda, conhecer o anestesista em pessoa e tirar todas as dúvidas que você tenha, para avaliar o estado mental.

Os exames eram pedidos de rotina no passado, porém percebeu-se que a rotina nem sempre trazia benefícios, então começou-se a solicitar os exames após análise da história prévia do paciente e do tipo de cirurgia envolvido. Uma forma antiga, mas que ainda pode auxiliar na compreensão deste assunto pode ser vista em http://bit.ly/exame1 ou http://tinyurl.com/examepre01.

Há pessoas que gostam de basear suas decisões em valores de referência de exames, então acesse http://pt.scribd.com/doc/62781298/EXAMES-PRE-OPERATORIOS para uma idéia do assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário