terça-feira, 26 de março de 2013

Reação Anafilática


Eu tive mais um caso de alergia, só que desta vez, REAÇÃO ANAFILÁTICA-ANAFILACTÓIDE, ou reação do tipo anafilática, ou se quiserem ainda conhecida "vulgarmente" como choque anafilático.

Respondendo logo ao que todo mundo me pergunta quando conto o caso:
"-SOBREVIVEU."

O caso foi o seguinte: a paciente iria retirar uma infecção da perna (debridamento) e optei por anestesia na coluna (raquianestesia). Durante a administração de fármacos fiz bupivacaina e fentanil, porém não fiz antibióticos porque a mesma já vinha usando para tratar a perna. Após 20 minutos de espera ela começou a sentir suor intenso (sudorese), mal estar, dor no peito (pré-cordialgia) e pressão arterial muito baixa (hipotensão arterial sistêmica). A cirurgia não havia começado, não haviam utilizado iodo na paciente e nenhum antibiótico foi administrado. Só poderia ter sido o fentanil ou a bupivacaina. Utilizei hidratação na veia (venosa) para a paciente com baixas dose de adrenalina. Ela melhorou. Fiz então decadron (dexametasona). 
Aós o caso: procurei a doente para lhe relatar o ocorrido e a mesma me falou que sente a mesma reação quando recebe tramal (tramadol) que é um parente do fentanil. 

ADRENALINA

A adrenalina ainda é a droga de escolha para ser utilizada no salvamento dos pacientes. É o único antagonista natural da histamina que é o vilão da história. Secundáriamente já se admite utilizar vasopressina, mas nos casos refratários ao tratamento.

MORTE

Os pacientes pensam que tudo que dá alergia MATA e tudo que MATA foi alergia. Atualmente estamos mais preparados para os casos de alergia:
a) Descobrimos que o salvamento é possível com ADRENALINA;
b) A reação na pele nem sempre aparece;
c) A hidratação é sempre bem binda;
d) Os agentes que causam com mais frequência são afastados da prática anestésica.

AFORISMA

"Em anestesia, quando uma medicação produz alergia, todos os medicamentos daquela classe de fármacos deve ser evitada."  

CUIDADOS

Se você tem dúvidas, procure fazer seus testes antes da anestesia e leve sua listinha para a sala de cirurgia. Garanto que ela será respeitada em 100%  dos itens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário